twitter

Artigos Técnicos

Relatório técnico condição ideal de superfície metálica

Especificação RT 002-S-Edição 01/96

INTRODUÇÃO
A aplicação de revestimentos em geral sobre substratos metálicos requer condições básicas em relação ao estado geral da base a ser revestida, visto que o desempenho do revestimento está diretamente ligado a qualidade da base. Tais condições são recomendadas visando proporcionar à aplicação e em seguida, ao revestimento final, propriedades funcionais plenas e acabamento dentro do padrão de qualidade exigido.

CONDIÇÕES IDEAIS

A . ESTADO DA SUPERFÍCIE METÁLICA
A superfície deverá estar limpa, isenta de manchas de óleo ou graxa, asperezas ou porosidades, livre de defeitos. Deve ser construída estruturalmente firme, a fim de evitar movimentação de torção ou flexão.

B. CANTOS
Não poderão existir cantos vivos, que venham a perfurar o revestimento. Deverão ser esmerilhados ou arredondados com soldas.

C. SOLDAS
Devem ser contínuas e sem falhas, fissuras ou porosidade, onde possa ficar retido o ar. A face á ser revestida deverá estar esmerilhada, plana a superfície.

D. FLANGES
Flangear todas entradas e saídas utilizando espaçador tipo “pescoço “.

E. BOCAS DE VISITA
Deverão ter dimensões tal que após revestidas permita o fácil acesso ( diâmetro mínimo de 50cm).

F. TEMPERATURA
Equipamentos expostos ao calor deverão ter suas chapas isoladas termicamente para aplicação do revestimento.

G. TESTE HIDROSTÁTICO
Nos tanques e reservatórios metálicos, deverá ser feito teste de estanqueidade anterior a aplicação do revestimento. Tal teste deverá constatar a estanqueidade e possibilitar o primeiro trabalho estrutural.

Caso constate - se vazamentos, estes deverão ser reparados antes da aplicação do revestimento.

H. TRATAMENTO
A superfície metálica deverá receber tratamento prévio com jato de areia ou granalha de aço ao metal branco. Definições de padrões de jateamento e data executiva deverão ser previamente acertadas com a READE.

CONDIÇÕES FINAIS
As condições listadas acima deverão seguir como base orientativa na execução e análise de adequabilidade do substrato cimentício para receber o revestimento. Qualquer situação diferenciada deverá ser previamente informada a READE para análise técnica